Novo blog


ELTON MELLO ESTEVAM analisa obra literária de Victorio Codo

Breve análise da obra

“Da Montanha ao Pantanal”

Elton Mello Estevam (*)


De leitura suave e instigante, o livro de Victorio Codo evita cantilenas obsoletas e digressões inoportunas, transportando o leitor a uma atmosfera de intimidade com o autor, mesmo aqueles que não o conhecem. Além do mais, são verdadeiras aulas de geografia, biologia, cultura geral e, por que não, filosofia. Sim, a obra apresenta-se indiretamente filosófica no sentido de que instiga o leitor a uma reflexão sobre a sua condição e a dos demais ditos civilizados. Com efeito, a agradável leitura de mais essa bela produção literária, enveredando-se pela cultura indígena e cabocla, nos convida a refletir sobre os nossos próprios hábitos e costumes que, vistos sob a ótica do controle social, ilusoriamente nos afiguram os únicos possíveis.

No tocante à estrutura da obra, percebe-se que é produto de um escritor experiente e arguto, de espírito vivo, engenhoso, talentoso, perspicaz, sutil, que não se contenta com a simples narrativa do fato. Procura, antes, explicar as causas dos fenômenos relatados, sem, contudo, cair na amargura tediosa que abarcam muitas pesquisas que se tornam extensas demais. Destarte, o autor é breve e agradável nas suas explicações científicas e/ou históricas, enriquecendo ainda mais a obra, que transcende à narrativa casual. Parece-me, outrossim, que ele assimilou bem a lição de Graciliano Ramos: “A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer”.

Os fatos relatados são de singular curiosidade. Curiosidade esta que prende o leitor do início ao fim do livro, em um original e real suspense que não o permite levantar para ir pegar um copo d’água, sem antes completar a leitura do capítulo! De resto, com o término da leitura de “Da Montanha ao Pantanal” fica aquele gostinho na alma satisfeita, que só irá se dissipar ao sabor do vento e das horas...


(*) ELTON MELLO ESTEVAM é ubaense, 19 anos, universitário. É autor de Don Juan e o oráculo de Zeus, obra de ficção mitológica, realismo fantástico, em prosa, com comentário de Marum Alexander e Cláudio Estevam. Em Antologia, seu segundo livro, também edição do autor, Elton brinda o leitor com seus contos e textos filosóficos, que induzem a reflexão sobre o tema Ideologia. O jovem escritor tem diversos trabalhos, em prosa e em verso, publicados na internet e em periódicos locais. Interrompeu a produção do seu terceiro livro, Guia Pessoal Conhecimento do Mundo. Sobre Deus e o Diabo (teatro), que seria o quarto livro do autor, encontra-se em preparação.
-------------------------------------------------------

O texto acima foi lido na sessão solene da Aule de 01/12/2006, de lançamento do outro livro de Victorio Codo: A Odisséia da Família Napolitani Codo. O intérprete foi o talentoso garoto, estudante Francisco Brandão Teixeira do Rego.


sábado, 20 de março de 2010

O presidente e o secretário da AULE


A foto registra a honrosa presença do Dr. Manoel José Brandão Teixeira no casamento de Marlus Mello Estevam com Lígia Carmo Franco, também advogados, em 22 de agosto de 2009.

2 comentários:

  1. Estevam, você não poderia ter escolhido foto melhor para ilustrar a primeira página do seu blog. Finalzinho da festa...quando eu disse ao Dr. Manoel que gostaria de tirar uma foto de vocês para registrar aquele momento, ele foi tão simpático, disse que ele e a esposa iriam embora porque estavam cansados. Mas, não poderia deixar de atender um pedido da irmã do amigo. Tão gentil! E a foto ficou boa. Parabéns! Beijos: Maria.

    ResponderExcluir
  2. Meu irmão. Meus sentimentos pelo falecimento do seu amigo (Dr. Manoel José Brandão Teixeira). Sei, que a amizade que existiu entre vocês, sempre foi verdadeira. Agora, você não terá mais as visitas do amigo em sua casa, para organizar boletins e eventos da AULE. Até mesmo para dar uma "briguinha" de vez em quando, como as que pude presenciar por um discordar do outro. Mas, no final tudo sempre saiu perfeito! "Ele", já está fazendo muita falta! Beijos: Maria

    ResponderExcluir