Novo blog


ELTON MELLO ESTEVAM analisa obra literária de Victorio Codo

Breve análise da obra

“Da Montanha ao Pantanal”

Elton Mello Estevam (*)


De leitura suave e instigante, o livro de Victorio Codo evita cantilenas obsoletas e digressões inoportunas, transportando o leitor a uma atmosfera de intimidade com o autor, mesmo aqueles que não o conhecem. Além do mais, são verdadeiras aulas de geografia, biologia, cultura geral e, por que não, filosofia. Sim, a obra apresenta-se indiretamente filosófica no sentido de que instiga o leitor a uma reflexão sobre a sua condição e a dos demais ditos civilizados. Com efeito, a agradável leitura de mais essa bela produção literária, enveredando-se pela cultura indígena e cabocla, nos convida a refletir sobre os nossos próprios hábitos e costumes que, vistos sob a ótica do controle social, ilusoriamente nos afiguram os únicos possíveis.

No tocante à estrutura da obra, percebe-se que é produto de um escritor experiente e arguto, de espírito vivo, engenhoso, talentoso, perspicaz, sutil, que não se contenta com a simples narrativa do fato. Procura, antes, explicar as causas dos fenômenos relatados, sem, contudo, cair na amargura tediosa que abarcam muitas pesquisas que se tornam extensas demais. Destarte, o autor é breve e agradável nas suas explicações científicas e/ou históricas, enriquecendo ainda mais a obra, que transcende à narrativa casual. Parece-me, outrossim, que ele assimilou bem a lição de Graciliano Ramos: “A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer”.

Os fatos relatados são de singular curiosidade. Curiosidade esta que prende o leitor do início ao fim do livro, em um original e real suspense que não o permite levantar para ir pegar um copo d’água, sem antes completar a leitura do capítulo! De resto, com o término da leitura de “Da Montanha ao Pantanal” fica aquele gostinho na alma satisfeita, que só irá se dissipar ao sabor do vento e das horas...


(*) ELTON MELLO ESTEVAM é ubaense, 19 anos, universitário. É autor de Don Juan e o oráculo de Zeus, obra de ficção mitológica, realismo fantástico, em prosa, com comentário de Marum Alexander e Cláudio Estevam. Em Antologia, seu segundo livro, também edição do autor, Elton brinda o leitor com seus contos e textos filosóficos, que induzem a reflexão sobre o tema Ideologia. O jovem escritor tem diversos trabalhos, em prosa e em verso, publicados na internet e em periódicos locais. Interrompeu a produção do seu terceiro livro, Guia Pessoal Conhecimento do Mundo. Sobre Deus e o Diabo (teatro), que seria o quarto livro do autor, encontra-se em preparação.
-------------------------------------------------------

O texto acima foi lido na sessão solene da Aule de 01/12/2006, de lançamento do outro livro de Victorio Codo: A Odisséia da Família Napolitani Codo. O intérprete foi o talentoso garoto, estudante Francisco Brandão Teixeira do Rego.


segunda-feira, 5 de abril de 2010

A AULE ESCLARECE AO SEGUNDO SECRETÁRIO

Acadêmico José Martins Silveira Junior,
2o. secretário da AULE

Nobre confrade:

Quanto ao livro, falta a entrega de trabalhos que a diretoria da AULE não seria perdoada pelo fato de a Coletânea não contemplar os autores. O presidente Marum Alexander obteve, precisamente hoje, nova promessa do acadêmico José Altivo (uma pessoa que sabemos muito ocupada) de enviar-nos os trabalhos dele e do Manoel. Já até estamos até conseguindo prorrogação do prazo junto à Prefeitura, porque em abril não fica pronto. Está sendo revisado por Cláudia Condé. O livro com o discurso do Dr. Euclides deve ser lançado em abril, talvez no dia 30, estamos dependendo da confirmação da presença dele, que autografará. Previsto para 22 de maio o lançamento do livro do Rosalvo que é biografia de Antonio Queiroz, odontólogo ubaense.

O nobre 2o. secretário da AULE tem razão na sua queixa. Mas está em elaboração um ofício circular (ainda não foi expedido porque minha impressora está no conserto) dizendo dessas dificuldades e da utilização de um órgão de comunicação auxiliar ao Boletim, que sai defasado. Esse órgão, que permite a divulgação 'instantânea', já está funcionando e foram enviadas sucessivas mensagens de e-mail comunicando isso. É o http://blogdoestevam.blogspot.com/ , que com o nome de Blog do Juninho faria o mesmo papel.

Nesse blog, precisamente ao final do texto (acesse exatamente o link http://blogdoestevam.blogspot.com/2010/03/manoel-jose-brandao-teixeira-curriculo.html ),
lê-se, por exemplo:

"Espirando-se o mandato em 27 de junho próximo (2 anos após a eleição e posse últimas acontecidas), com a AULE desde 23/03/2010 sob a presidência do acadêmico Marum Alexander, que era o vice-presidente e assumiu automaticamente, aí poderá ser convocada e realizada eleição para nova diretoria".

Este mesmo blog está publicando hoje o ESTATUTO DA AULE.

Quanto a marcar reunião, estou enviando esta resposta a você c.c. para o nosso presidente Marum Alexander, para ciência dessa sua pergunta.

Suas outras perguntas geraram esclarecimentos, valeu!

Continuo à disposição sua e de todos.

Estevam

==============================================================

--- Em seg, 5/4/10, Jose Junior Martins Silveira escreveu:


De: Jose Junior Martins Silveira
Assunto: LIVRO
Para: "ACADEMIA UBAENSE DE LETRAS"
Data: Segunda-feira, 5 de Abril de 2010, 15:18


CARO ESTEVAM, SOLICITO NOTÍCIAS DO NOSSO LIVRO. OUTRO ASSUNTO: MARCAR REUNIÃO PARA DEFINIÇÃO DE ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA. MARCAR DATA E CUMPRIR, CASO CONTRÁRIO FICA IGUAL O CASO DO LIVRO. SEI QUE NÃO É SUA FUNÇÃO, MAS COMO SEGUNDO SECRETÁRIO MAL INFORMADO QUE SOU, ESTOU PROVOCANDO PROPOSITADAMENTE AS DUAS QUESTÕES. TENHO CONVERSADO COM ALGUNS CONFRADES E ELES SENTEM O MESMO DESCONFORTO DA NÃO INFORMAÇÃO.
SAUDAÇÕES ACADÊMICAS, JUNINHO CARNEIRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário